23 Agosto, 2014 Ivan Da Silva

Contemporaneidade dos Processos Alternativos – CPF

Foi num edifício mais antigo que a fotografia que decorreu a minha última palestra. Chama-se Centro Português de Fotografia (CPF) e representa um símbolo da fotografia em Portugal e do respetivo arquivo contando com dezenas de milhares de imagens.

o meio fotográfico deve-se adequar àquilo que queremos transmitir

O assunto relaciona-se com o colódio húmido, mas é mais global que isso. Questiono os meios que usamos no nosso quotidiano. Não tento em nenhum momento dizer que não são os mais adequados ou que não representam realmente aquilo que a fotografia pretende, ou o autor, mas sim que existe um leque vastíssimo de meios que, considero, estão por explorar.

devemos abordar a fotografia como uma árvore em crescimento que nos fornece cada vez mais opções desde a sua origem

Quais as principais alterações na fotografia em dois séculos? De que forma a nossa visão contemporânea altera a interpretação que fizemos dos processos do século XIX, chamados alternativos?

Tanto a visão dos processos se modificou, como agora temos outros e milhares de possibilidades de os combinar. Antes pintavam-se fotografias à mão, agora podemos faze-lo no computador, e reciprocamente. Temas como a verdade ou a mecanização continuam a ser discutidos como eram na altura, mas de forma diferente. Talvez por isso possamos explicar o ressurgimento dos Processos Alternativos desde o inicio do século XXI.

Estaremos nós a utilizar o meio mais adequado?

 

 

 

About the Author

Ivan Da Silva Ivan Da Silva nasceu no Porto, cidade onde descobriu o gosto pela fotografia. Este despertou após Ivan detetar o seu gosto por lentes, mas a magia estava na imagem. Logo terminada a sua formação no IPF do Porto, onde já fotografava com grande formato, iniciou o seu percurso num processo fotográfico ancestral denominado Colódio Húmido. Realiza agora negativos, positivos e também salt prints.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Contactos